Folha detalhada

rodocrosita

A variedade gema, que não é comercializada desde 1950, ainda nomeada dialogita ou “rosa Inca”, vê seu nome derivar do grego “rhodon” para rosa.
Em realidade o termo dialogita era reservado aos cristais romboedricos.
Sua cor vermelha rosada à amarelada, com guirlandas ou bandas paralelas alternativamente claras e escuras. A mais apreciada é a cor franboesa.



Caracteristicas quimicas

MnCO3

carbonato de manganês



Caracteristicas fisicas

Cor Principal

rosa

Outras cores

amarelo

Rosa firme às vêzes à tendência amarela ao envelhecer

Cor do traço

branco

Brilho

nascarado, oleoso, vitreo

Dureza

4.0 à 0.0

Densidade

3.45 à 3.71

Clivagem

perfeito

Fratura

irregular



Propriedades oticas

Transparência

opaco, translucido, transparente

a variedade volumosa é opaca, até translucida em fina lâmina, a variedade gema é transparente

Refringência

1.590 - 1.830

Birrefringência

0.200

importante, uni-eixo negativo

Dublagem

sim

Dispersão

0.015(0.010)

Pleocroismo

visivel

Numero de cores

2

quando ela é transparente

Espectro de absorção

551 - 449 - 412

espectro rede rodocrosita

Fluorescência

fraca

avermelhada

Inclusões

galenia



PROPRIEDADES DOS CRISTAIS

raramente bem cristalizada, frequentemente observa-se clivagens

Sistema cristalino

trigonal



Outras informações

Signos do zodiaco

balança, cancer, capricornio, escorpião, touro

Local de extração

A região de San Luis, à 230 km de Mendoza (Argentina) é um produtor dominante com suas estalagmites que se formaram nas minas abandonadas pelos Incas desde o século XIII°. Podemos acrescentar a Africa do Sul, a Grécia, o México, a Romênia, a Hungria, o Chile, os Estados Unidos, o México, o Peru.
Para a variedade Gema, a jazida historica são as de N’Chawning Mine na Africa do Sul e Sweet Home Mine no Colorado nos Estados Unidos.
Hoje as pedras raras de qualidade são provenientes principalmente da China.

Utilização em joalheria

Bem que fragil, ela serve à escultar objetos de arte, de escritorio (caixas, louças pequenas em forma de cumbucas, cinzeiros, corta-papel)…à lapidar cabochões para anéis, bolas para colares…Ela é facetada se ela é de qualidade gema. A maior pedra facetada provém da Africa do Sul : 59,65 quilates.
Esta pedra conheceu um sucesso durante os anos “arts-déco” durante a qual a marca Cartier a frequentemente utilizou nas caixas e pequenas bolsas

Cuidado e precaução no cotidiano

sensivel aos acidos : limão, vinagre etc…Lavar rapidamente com agua e sabão enxaguar bem depois enxugar rapidamente. O rosa perde sua vivacidade e enfraquece ao ar.

Litoterapia cultural e historica

Esta seria uma pedra ante-estresse por excelência, se aplicando sobre o chacra do plexo solar para regular a emotividade. Ela acalmaria a inveja quando o espirito não é mais capaz de julgar serenamente. Estas qualidades anti-estresse melhorariam o estado fisico das pessoas ansiosas.

Outras
joias

Envie d’acquérir

une pierre certifiée ?

maximevoillotgems.com

Découvrez les pierres précieuses certifiées sélectionnées à la source par Maxime Voillot : saphirs, rubis, émeraudes, spinelles et pierres rares, disponibles à la vente sur maximevoillotgems.com.

Découvrir Maxime Voillot Gems